domingo, 3 de julho de 2011

Estratégias de Ensino


O ensino é caracterizado pelo desafio permanente dos profissionais da educação em estabelecer relações de aprendizagem, de modo que o conhecimento seja articulado e que os métodos utilizados cumpram os objetivos a que se propõem.
A maneira pela qual o professor fundamenta suas atividades de aprendizado é determinante para que os alunos realmente aprendam.
Nesse processo, inúmeras tendências educacionais existiram e foram utilizadas pelos educadores afim de dar fundamento ao processo de ensino. 

Ensino Tradicional: método de ensino embasado em uma psicologia tipicamente iluminista. Tendência tradicional de educação, entendendo que a Didática deve estar voltada para a divulgação dos conteúdos de ensino, com fim em si mesmo. Nesta tendência, o centro do processo ensino-aprendizagem é o professor, que assume uma postura autoritária e privilegia a exposição oral sobre qualquer outro procedimento de ensino. Nessa tendência, está embasada na transmissão cultural, concebendo o aluno como um ser passivo, atribuindo um caráter dogmático aos conteúdos de ensino e percebendo o professor como figura principal do processo ensino-aprendizagem. Na avaliação do aprendizado utilizam-se provas e argüições, apenas para classificar o aluno.



Ensino proposto por Paulo Freire: O Método Paulo Freire consiste numa proposta para a alfabetização de adultos desenvolvida pelo educador Paulo Freire, que criticava o sistema tradicional, o qual utilizada a cartilha como ferramenta central da didática para o ensino da leitura e da escrita. As cartilhas ensinavam pelo método da repetição de palavras soltas ou de frases criadas de forma forçosa, que comumente se denomina como linguagem de cartilha. Por exemplo: Eva viu a uva; O boi baba; A ave voa.
O processo proposto por Paulo Freire inicia-se pelo levantamento do universo vocabular dos alunos. Através de conversas informais, o educador observa os vocábulos mais usados pelos alunos e a comunidade, e assim seleciona as palavras que servirão de base para as lições. Depois de composto o universo das palavras geradoras, apresenta-se elas em cartaz com imagens. Então, inicia-se uma discussão para significá-las na realidade daquela turma.

“É exatamente a vida, que aguçando a nossa curiosidade, nos leva ao conhecimento.” (Paulo Freire)



Ensino Cosntrutivista: baseado na teoria desenvolvida por Jean Piaget (1896-1980). O seu estudo é principalmente centrado em compreender como o aprendiz passa de um estado de menor conhecimento a outro de maior conhecimento, o que está intimamente relacionado com o desenvolvimento pessoal do indivíduo. Na teoria piagetiana, o sujeito (aluno) é um ser ativo que estabelece relação de troca com o meio-objeto (físico, pessoa, conhecimento) num sistema de relações vivenciadas e significativas, uma vez que este é resultado de ações do indivíduo sobre o meio em que vive, adquirindo significação ao ser humano. o aluno está no centro do processo de ensino. o professor deve expor os alunos em situação de acordo com seus contextos e instigá-los a buscar vivências e conhecimento com base nessas experiências. 



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