terça-feira, 10 de maio de 2011

A ampla definição de escola...

Com intuito de suprir as necessidades de um ensino social mais completo, a escola exerce um trabalho de desenvolvimento e socialização no homem, preparando-o para a vida pública e para o mercado de trabalho. A função primordial estabelecia na escola é do exercício de conceitos e capacidades, além da construção de personalidades aptas a tomada de atitudes e decisões. Assim como a capacitação do ser para a vida social pública.



Ou seja, preparar o aluno de formas distintas para formar cidadãos, possibilitando a sua formação de opinião e ideias. O papel da escola é trabalhar com as desigualdades sociais, disponibilizando o saber ao alcance de todos. Ela deve adotar uma proposta que possibilite compreender e atender as diferenças de cada ser dentro se seu contexto, sua realidade como aluno. 

Além disso, a escola deve formar seres pensantes e críticos que sejam capazes de utilizarem a informação das massas dominantes da sociedade não apenas de forma automática, como uma reprodução de informação em série, mas sim, desenvolver sua opinião crítica e sua participação ativa no contexto social em que ele se insere. 

A escola está inscrita como um espaço de aprendizado e desenvolvimento, constituindo-se como um canal fundamental para desencadear a função de sociabilidade dos saberes, das experiências, dos modos de vida e das inovações da humanidade ao longo de sua história. 

Tais indagações levam ao pensar sobre a funcionabilidade da escola e da construção, tanto da forma de aprendizagem quanto da comunidade educadora como espaços nos quais o diálogo, a participação e a interação do conjunto de atores do âmbito escolar sejam características permanentes. 


A escola deve transformar-se numa comunidade de vida e, a educação deve ser concebida como uma contínua reconstrução da experiência. A escola, ao provocar a reconstrução das preocupações simples, facilita o processo de aprendizagem permanente, ajuda o indivíduo a compreender que todo conhecimento ou conduta encontram-se condicionados pelo contexto e, portanto, precisam ser comparados com outras representações, assim como com a evolução de si mesmo e do próprio contexto. (BERNSTEIN,1987)

Mais que transmitir informação, a função da escola contemporânea deve ser de orientar para provocar a organização racional da informação recebida e a reconstrução das informações do contexto social, por meio de mecanismos e meios de comunicação cada dia mais poderosos e de influência mais marcante.


          

A posição da escola é de motivar a construção, por parte dos alunos, de seus conhecimentos, atitudes e modos de atuação, além de organizar o espaço, o tempo, as atividades e as relações sociais na aula e na escola. Possibilitando, assim, a vivência de práticas sociais. 

O papel da escola, em sua exigência de provocar a construção crítica do pensamento e da ação, requer a transformação radical de suas práticas pedagógicas e sociais e das funções e atribuições do professor. O princípio básico que norteia a escola nesses objetivos e funções é facilitar e estimular a participação ativa e crítica dos alunos nas diferentes tarefas que se desenvolvem na aula e que constituem o modo de viver da comunidade democrática de aprendizagem.

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