terça-feira, 17 de maio de 2011

O papel do professor

       Com o avanço tecnológico e nas novas demandas de conhecimento, o papel da escola torna-se fundamental. A inovação dos meios tecnológicos, fez com que as formas de ensino se modificassem.
         Assim, o educador assume a tarefa de construir práticas pedagógicas e currículos eficientes na prática de ensino da sala de aula.  É fundamental a participação efetiva do professor na formação dessas práticas de ensino, uma vez que, na educação atual, é necessária a elaboração de currículos mais coerentes.
      Analisando o contexto em que o professor de insere, faz-se necessário que o mesmo desenvolva um trabalho coletivo e participante, tendo como pressuposto que as ações que se realizam com a participação responsável de cada um dos sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem é o que atende de forma mais efetiva as necessidades concretas da sociedade em que vivemos. 

O professor é a pessoa que lida com jovens, adultos, crianças, mediando interações comunicativas no ato de ensinar e aprender e, desta forma deve ser valorizado e incentivado. Isso porque, há uma crescente desmotivação do profissional que atua no âmbito educacional atual, fruto de uma baixa salarial e de péssimas condições de trabalho, tanto estruturais, quanto psicológicas.
Em se tratando de didática, o ensino é transmitido com uma tradição conservadora e discriminatória de garantir a reprodução social e cultural para a sobrevivência mesma da sociedade. O ensino escolar, por seus conteúdos e seu currículo, por suas formas e sistemas de organização, faz com que o professor "estacione" e transmita as ideias, os conhecimentos, as concepções, as disposições e os modos de conduta que a sociedade adulta conservadora quer.
Todos sabem que desde o surgimento das sociedades industriais, o objetivo básico e primitivo da socialização dos alunos na escola é prepará-los para sua futura incorporação no mundo, mas isso deve ser mediado pelo professor de modo a efetiva-lo devidamente, levado em conta o contexto do aluno e a melhor forma de prepará-lo, com práticas de ensino curriculares democráticas, válidas e renovadas.
Percebemos que o processo de ensino utilizado pelos professores tradicionais é o resultado de um conservadorismo, fundamentado na hierarquia e na detenção do conhecimento pelo professor. Isso reflete os interesses particulares das classes e dos grupos dominantes existentes antigamente.
A questão não é apenas qual conhecimento é verdadeiro, mas quem o considera verdadeiro.


No processo educacional, as crianças deverão participar, discutir e colocar em questão as práticas sociais, políticas e econômicas, analisando seu contexto e percebendo seu caráter de controle. Assim, poderão ter atitudes de emancipação e libertação. Os professores possuem responsabilidade no sentido de serem pessoas atuantes neste processo, permitindo e instigando o aluno a participar e questionar, bem como propondo questões para que reflitam. Os estudantes devem ter seu espaço para serem ouvidos e suas ideias serem consideradas.
O papel fundamental do professor deve ocorrer na busca pela formação da consciência de seus alunos para não apenas receberem informações, mas refletirem sobre elas, questioná-las e, se necessário, se posicionarem contra. Além de transmitir conhecimento, o professor deve induzir, também, produção de conhecimento.

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